Crise e Carreira - Crie Oportunidade

11:28

Quando o país fica envolvido com a palavra crise, quando as propagandas, os protestos, os blogs e os posts do facebook falam em crise, nós acabamos nos envolvendo com ela. Óbvio que sentimos a crise quando vamos ao mercado, que vemos o caos tomar conta do congresso, que um impetchman não é todo dia que acontece, mas o que nós podemos fazer para diminuir os efeitos disso na nossa rotina de trabalho e entregar mais? 

Lembro que o atual presidente Michel Temer disse no seu primeiro discurso que ele gostaria que parássemos e falar em crise e que caminhássemos rumo a construção, falar demais contagia, fora toda a política contida no discurso, opiniões a parte sobre a saída da Dilma, o Michel Temer tinha em suas palavras um fundo da verdade, se estivermos limitados apenas ao que esta encalacrado não conseguimos sair do mundinho de “A crise acabou com tudo”

Por isso quero propor algumas ideias e atitudes que você pode tomar para ajudar o pais sair dessa, fazer a sua parte e entregar resultados independente do que esteja acontecendo. 


1) NÃO FAZER NADA É O PIOR ERRO 

Ficar inerte ao que esta acontecendo a sua volta e apático definitivamente não é a melhor opção, em momentos de mudanças econômicas, políticas e sociais, onde as empresas estão se recolocando no mercado é preciso que você veja e faça mais do que estava fazendo para no mínimo se manter onde você esta. 

1) TOMAR ATITUDES OFENSIVAS E DEFENSIVAS 

a) Diminuir custos para sua empresa: você trabalha em um setor que possibilita isso? Ótimo, meio caminho andado, se não você pode ter uma ideia criativa que seja aprovada com quem trabalha com isso. Em circunstancias atuais é a primeira coisa que as empresas vão fazer, diminuir os custos, se você puder contribuir com isso sua contribuição será vista e não você como custo. 
b) Veja onde a empresa ainda não esta lucrando, quando o negócio vai bem e o cenário é favorável as empresas tendem a não dar valor para pequenas coisas, como por exemplo 30 clientes que desistem da compra no carrinho de compras, ou 10 pessoas que fizeram perguntas antes de efetivar a compra e não receberam resposta, em dias de glória estes clientes passam despercebidos e não fazem diferença, mas quando precisamos encontrar novas possibilidades melhorar o atendimento ao cliente em fases da jornada de compra pode ser uma ideia muito lucrativa e te coloca de novo do lado da empresa e não como custo para ela. 
c) Enxergue novos negócios, a sua empresa pode ter um ramo muito bem definido, mas ela tem funcionários, instalações, sistemas e capacidade para ir além, parece loucura “empreender” em meio a crise, mas é exatamente onde muitas empresas descobrem novos nichos e criam oportunidades de triplicar o tamanho, ou apenas se manter muito bem mesmo com custos reduzidos. 

O ideal neste momento é que você olhe em volta, entenda o mercado e como ele esta se comportando, como podemos ajudar a empresa a ir por um caminho que vai garantir sucesso, o donos das empresas não reduzir o tamanho, cortar custos e lucrar menos, eles são obrigados a isso para manter as portas abertas. Por isso não encare como se eles fossem vilões da história, um mal necessário para se manter, se você puder contribuir significativamente para que a empresa ultrapasse esse período não hesite. 

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